quarta-feira, 16 de novembro de 2011

NEGRO é maioria no trabalho escravo

Homem,negro,analfabeto funcional,idade média 31 anos e renda declarada mensal de 1,3 sálario mínimo.Este é o perfil das vitimas de trabalho do escravo do Brasil, segundo estudo da OIT.
A pesquisa ainda revela que a maioria 77% naceu no nordeste,os dados mostram que a exploração começa desde de cedo, com o trabalnho infantil.
De todos os entrevistados,92.6% iniciaram a vida profissional antes dos 16 anos.Aidade média é de 11 anos,mas cerca de 40% iniciaram antes desta idade.
Além dos trabalhadores explorados, o levantamento identificou os perfis dos intermediários. empregadorews.De acordo com o estudo,a maioria dos "gatos", como são chamados os intermediários,se declarou preto ou pardo,nordestino,baixa escolaridade e sem formação profissional.Os "gatos" são responsáveis pelo aliciamento,contratação e controle de força de trabalho.
No outro lado da história, com perfil socioeconômico bastante diferente, estãoos empregadores.Em geral,são homen, brancos,idade média de 47 anos,nascidos na região sudeste e posuem ensino medio superior completo.
Todos os fazendeiros entrevistados fazem parte da lista suja, a lista possuem 251 nomes, conforme a atualização de julho deste ano.
Para a pesquisa, a OIT ouviu trabalhadores resgatados em fazendas da Bahia,Goiás,Mato Grosso e Pará, regiões com maiores incidências de trabalho scravo rural no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário