terça-feira, 27 de novembro de 2012

Monte Santo: Juiz determina retorno de crianças após adoções irregulares


O juiz Luiz Roberto Cappio, de Monte Santo (BA), determinou nesta terça-feira (27) que as cinco crianças baianas que foram entregues para adoção a famílias paulistas voltem a viver com os pais biológicos.
Segundo o juiz, o processo de adoção das crianças ocorreu em meio a diversas irregularidades. O caso foi denunciado no programa Fantástico no mês de outubro.
O juiz Roberto Cappio determinou que as crianças sejam retiradas das famílias adotivas e sejam levadas para um espaço de acolhimento provisório, onde recebam acompanhamento de psicólogos para que possam se readaptar ao convívio com os pais biológicos, que também irão para esse espaço.
A readaptação do convívio deve durar, no mínimo, 15 dias, conforme a determinação. Depois, as crianças retornam para a cidade de Monte Santo, no sertão baiano, de onde foram levadas.
O casal Silvânia e Gerôncio, pais das crianças, contaram que elas foram retiradas de casa em junho de 2011, pela polícia, após ordem do juiz Vítor Manoel Xavier Bizerra, que na época atuava em Monte Santo. Dos cinco filhos do casal, dois mais velhos foram levados para Campinas. Os outros foram para Indaiatuba, cidade vizinha.
Incêndio
A casa em que dormia o pai das cinco crianças adotadas ilegalmente na cidade de Monte Santo foi incendiada na quarta-feira (21). A polícia investiga se a causa das chamas foi criminosa.
“Segundo informações, foi na casa de um primo do pai, em que ele pernoitava na maioria dos dias da semana. Precisa [a polícia] saber se o incêndio foi criminoso ou não. Pode ter havido represália em razão das instituições públicas estarem prestando apoio a ele e a família dele, e isso vai de encontro a muitos interesses contrários locais. Mas, também pode não ser nada. Pode ter sido um acidente”, explicou o magistrado Roberto Cappio.
De acordo com o delegado de Monte Santo, Elysio Ramos, que apura o caso, ninguém estava na casa no momento do incêndio.
Revogação da guarda
O Ministério Público do Estado da Bahia protocolou, na segunda-feira (19), um requerimento solicitando a revogação das guardas provisórias das cinco crianças adotadas ilegalmente. De acordo com o documento, que foi direcionado ao juiz pelo promotor de Justiça Luciano Taques Ghignone, a solicitação é que seja promovida a aproximação prévia das crianças com a mãe biológica em um ambiente apropriado na cidade de Poá, interior de São Paulo. O local escolhido é uma sugestão da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
Pensado conjuntamente pelo Ministério Público e pelo Juíz de Direito, foi entendido que o retorno imediato sem acompanhamento das crianças não é recomendável para não afetar o estado psicológico das crianças. Elas deverão passar por um estágio de readaptação com a mãe, sob supervisão de profissionais da área da infância e juventude, de modo a evitar qualquer impacto psicológico.
CPI do Tráfico de Pessoas
O juiz Vitor Bizerra, suspeito de entregar para a adoção cinco filhos de um casal de Monte Santo, disse na CPI do tráfico de pessoas que sua decisão foi baseada em relatórios do Conselho Tutelar e do Ministério Público.
“Conselho Tutelar encampou uma coisa que já partiu dos vizinhos. A comunidade monte-santense já sabia disso. Seu Gerôncio é alcoólatra e a genitora também fazia uso de bebidas alcoólicas. Segundo ouvi dizer, também se prostituía, fazendo ponto na boate”, afirmou Bizerra aos parlamentares, em Brasília. O Conselho Tutelar declarou que nunca indicou ou sugeriu a entrega dos filhos de Silvânia e Gerôncio para adoção. Moradores de Monte Santo contaram que as crianças eram bem tratadas e negaram as acusações de prostituição à mãe.
Na CPI, Bizerra afirmou ao deputado Severino Ninho (PSB/PE) que nunca se opôs a dar entrevistas sobre o assunto. “Eu estou resolvendo algumas coisas, não estou disponível pra conversar agora”. Na CPI, o juiz afirmou que estaria sendo injustamente acusado. “Por que a figura que é exposta é a do juiz? Por que a do juiz e não a outra pessoa que é colocada como investigada?”, perguntou Bizerra aos deputados responsáveis pelo inquérito.
“Eu não tenho dúvida de que há uma organização criminosa por trás disso. Já pedimos inclusive a prisão preventiva coercitiva dessa Carmen ao juiz”, declarou o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA).
Carmem Topschall na CPI
A “outra pessoa” é Carmen Topschall, que aparece como intermediária em todos os processos suspeitos de adoção na região de Monte Santo. Ela foi ouvida na CPI no dia 13 de novembro. Ela chegou à CPI acompanhada de dois advogados e com um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal e, por isso, se recusou a responder a maioria das perguntas.

Medidas para acabar com a insegurança


A segurança nas agências bancárias é tema de reunião entre sindicatos e representantes dos bancos, o encontro será realizado em São Paulo, o Sindicato dos Bancários da Bahia participa das discussões, a intenção é debater o projeto apresentado pela Fenaban, em negociação ocorrida no ínicio do mês.
Entre as propostas, portas de segurança com detectores de metais,biombos ou divisórias nos caixas, câmeras na parte interna e externa das agências, as medidas ainda incluem redução das tarifas de transferência ( DOC e TED) nos caixas para o mesmo valor cobrado via internet.
O programa a ser implantado inicialmente nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão , tem alguns avanços, no entanto , é preciso muito mais para realmente tornar as agências bancárias seguras.
Para o movimento sindical, as fachadas das agências devem ser blindadas, e os bancos devem ser blindadas, e os bancos devem acabar com o fim da guarda das chaves dos cofres por funcionários.
O sindicato da Bahia espera que a reunião da próxima semana termine com avanços, pois os bancos têm condições econômicas para atender todas as demandas da categoria e assim garantir um ambiente seguro aos empregados e também aos clientes.

Água do mar fica vermelha e assusta turistas na praia

AFP


Os turistas levaram um susto na praia de Clovelly, em Sydney, Austrália, nesta terça-feira (27). A água do mar ficou vermelha, do nada.
 A culpa foi de algas vermelhas, conhecidas como Noctiluca scintillan . Apesar de as algas não serem tóxicas, os banhistas foram aconselhados a não nadar,é que a parte avermelhada da água pode ser rica em amônia, que causa irritação na pele,Um salva-vidas local, chamado Bruce Hopkins, disse que “o cheiro parece o de peixe”, segundo o tabloide britânico Daily Mail.
As ondas vermelhas são mais comuns durante primavera e outono, quando a temperatura da água é os,especialistas acreditam que vários peixes tenham morrido por conta do efeito das algas maior,Fenômeno parecido: lago que ficou rosa intrigou cientistasAFP

6º BPM apreende menor com drogas



Neste sábado (24), às 12h30min, na Rua Pero Vaz, Bairro Alto da Maravilha, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam e apresentaram na delegacia um adolescente de 15 anos com 47 dolões de maconha. A mãe do jovem fez a denúncia e informou à PM que ele praticava a venda da droga, que foi encontrada debaixo de uma cama enrolada em um jornal, na residência do seu avô.

Batata gigante foi colhida no Projeto de Irrigação de Ponto Novo

89fa1a7adc
Uma batata-doce de 8,5 kg foi colhida no Projeto de Irrigação em Ponto Novo no dia 16 de novembro, no lote do Sr. Marcos José. O fato é novidade no município, porém, no Brasil, casos semelhantes já aconteceram, inclusive com batatas pesando mais de 30 kg como em Balneário Gaivota.
As fotos foram tiradas por Marcos ou Marquinhos da Batata, como é conhecido, na feira livre de Ponto Novo, onde o mesmo tem uma barraca e vende verduras e legumes. Um homem pagou R$ 20,00 para levá-la para casa. Outra batata pesando 7,5 kg foi colhida no mesmo lote uma semana depois.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Conheça noivo que morreu no próprio casamento


A festa de casamento de Fábio Gefferson dos Santos Maciel e Geise Guimarães, realizada no sábado (17), teve um fim trágico e inesperado após um acidente. O sargento da Marinha caiu sobre um copo de vidro que estava no bolso da calça e os cacos romperam a veia femoral do noivo. 
O casamento ocorreu em um salão de festas na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, já no final da festa, Fábio colocou um copo de vidro no bolso para cumprimentar os convidados.
Durante uma brincadeira, o noivo se desequilibrou e caiu no chão, quebrando o copo que estava no bolso dele. O militar chegou a ser levado para o Hospital Municipal Paulino Werneck, também na Ilha do Governador, mas não resistiu ao ferimento.
Cercado de amigos, Fábio gostava de ir à praia e de viajar. Após a morte do jovem, amigos postaram fotos de momentos de descontração na companhia do fuzileiro.
Na manhã desta terça-feira (20), era possível ver, em uma rede social, as manifestações de parentes e amigos, consternados com a tragédia. Alguns deles colocaram mensagens de luto em seus perfis e textos de apoio à família.
Um dos amigos de Fábio, Ademir Maciel, deixou uma mensagem de carinho em seu perfil  e afirmou que o Corpo de Fuzileiros Navais estava de luto. "Coisas inexplicáveis. Vamos deixar para Deus explicar na hora certa, pois o propósito é dele, mas a perda só se cura com o tempo."
Em outro trecho da mensagem, Ademir Maciel diz: "Essa é mais uma missão que você vai cumprir e tenho certeza que será a melhor de todas". André Maciel também se manifestou através da internet após a perda do parente. Na legenda de uma foto com Fábio, escreveu  a frase "Quero meu primo de volta".
Nascido em Manaus, no Amazonas, Fábio morava no Rio havia alguns anos. Em uma mensagem deixada em seu perfil na internet, ele afirma que vivia um momento muito feliz e que estava rodeado de pessoas maravilhosas. O enterro será realizado em Manaus.

Funcionários flagram invasão de ratos no hospital do Fundão


Funcionários do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão, zona norte do Rio de Janeiro, flagraram uma infestação de ratos na unidade de saúde. Após matarem um roedor, eles registraram a imagem para provar o problema. Apesar da foto, a assessoria de imprensa do hospital ligado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) nega que haja ratos no local e afirma que a unidade conta com ações preventivas contra insetos e vetores.
Servidores encontraram o roedor depois de notar danos na instalação elétrica do ar condicionado na SME (Seção de Métodos Especiais) de pneumologia, que fica no terceiro andar da unidade de saúde. Os funcionários decidiram vasculhar a sala e localizaram o rato escondido atrás de equipamentos .
Foram os próprios servidores da seção quem mataram o animal. Eles decidiram fotografar a situação para denunciar o que eles classificam como descaso com a estrutura da instituição.
Para dar visibilidade aos problemas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho os funcionários da unidade criaram um perfil na rede social Facebook. Nele, os servidores publicam fotos das condições do hospital e denunciam problemas estruturais

Procon estimula denúncias


Os correntistas devem denunciar os bancos caso encontrem dificuldades para transferir as dividas par outras organizações financeiras .
Os problemas enfrentados pelos clientes vão desde obtenção de informações sobre procedimentos 'a im possibilidade de realizar transferência porque os papéis necessários não são entregues pela empresa.
Por conta dos contratempos e desrespeitos 'a resolução de 2006 do Banco Central, que determina a portabilidade de dívidas, a promotoria de Defesa do Consumidor e o Procon impõem a medida cautelar, no estado de Minas Gerais, por exemplo, foram suspensos, por cinco dias, os empréstimos e financiamento em dez bancos.
Com os juros básicos e taxas de empréstimos reduzidos, os clientes aproveitam par a transferir suas dividas para outras empresas, no entanto , se deparam com uma série de dificuldades para o fornecimento do boleto com o valor a ser quitado , o documento deve ser pago pelo novo banco contratado 'a juros mais baixos.

Aposentada por invalidez ganha ação


A caixa é obrigada a pagar auxilio-alimentação e pensão mensal a uma empregada aposentada por invalidez, a determinação é da primeira turma do TST, a indenização é referente a todo tempo que estaria em serviço caso não fosse aposentada precocemente pelo INSS, devido 'a LER/ DORT .
A bancária foi contratada em 1984,trabalhando por mais de 11 anos na função de caixa executiva, em novembro de 200 teve de se afastar e atualmente não consegue desempenhar tarefas simples do cotidiano, devido 'a gravidade da lesão por esforços repetitivos.
O entendimento do TST é de que a responsabilidade de prevenir a doença ocupacional é da empresa, que agora , deve arcar com os custos de todas as despesas.

Com Mercado aquecido, desemprego cai

As políticas desenvolvidas no Brasil para gerar mais postos de trabalho e acabara com o desemprego têm dado certo, em outubro, a taxa reduziu novamente chegando a 5,3%, o menor nível registrado para o mês desde 2002.
Em outubro do ano passado, a taxa foi de 5,8%, de acordo com a pesquisa do IBGE,divulgada , hoje o país tem , 1,3 milhão de pessoas fora do mercado de trabalho.
Em outubro, foram gerados 684 mil novos empregos, crescimento de 0,9% em comparação a setembro deste  ano.
O volume de trabalhadores com carteira assinada aumentou 3,2%, desta forma ,23,4 milhões de pessoas estão no mercado formal.

Rendimento
O rendimento médio do trabalhador brasileiro apresentou leve alta no mês passado, ficando em R$1.787,70, contra R$ 1.771,20 em setembro, de acordo com o IBGE.
Salvador foi a única das seis regiões pesquisadas que apresentou queda de renda na comparação anual, da ordem de 6%, em Recife a alta foi de 7,8%, em Belo Horizonte de 7,1%, em São Paulo,6,9% Porto Alegre,6,6%, e no Rio de Janeiro,2,1%.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Médico é preso acusado de estupro em Feira de Santana

medico 004
De acordo com a polícia, o médico, que responde processo por estupro, usava um medicamento para dopar as vítimas e violentá-las.
O médico clínico Humberto Nilo de Araújo Filho, 34 anos, foi preso na manhã de hoje (23), na avenida João Durval, em Feira de Santana, por policiais do Serviço do Investigação da 2º Delegacia, sob o comando do delegado Madson Pereira Sampaio.
Segundo o delegado, ele é acusado de ter estuprado uma jovem de 19 anos, em setembro deste ano. A vítima registrou uma queixa e a polícia iniciou as investigações e solicitou a prisão preventiva do  médico.
Os investigadores descobriram que ele morava com uma adolescente de 17 anos que era usada para atrair outras mulheres para sair com ele. De acordo com a polícia, o médico, que responde processo por estupro, usava um medicamento para dopar as vítimas e violentá-las.
Humberto mora no bairro Brasília e quando foi preso estava usando o jaleco de um hospital da cidade de Água Fria.  Em Feira de Santana apenas uma queixa contra ele foi registrada, mas a polícia trabalha na hipótese de ter outras vítimas na cidade.  Em contato com o Acorda Cidade, leitores informaram que o acusado já trabalhou na policlínica no bairro Tomba e era alvo de reclamações, por conta do comportamento que apresentava.
Ele tem um mandando de prisão preventiva no estado do Acre, onde também é acusado de estupro. A vítima, que na época tinha 15 anos, afirmou que o médico a molestou durante a consulta no hospital Ary Rodrigues. “Ele apalpou minhas partes íntimas e perguntou se doía. Depois apalpou meus seios e perguntou se eu fazia sexo”, relatou.

Jacobina: Uno pega foto após bater em caminhonete parada na pista

acident_000001-300x279
Um acidente por pouco não acaba em tragédia no fim da madrugada desta quinta proximo a Lages do Batata, município de Jacobina. Segundo informações da PRE,o fato ocorreu às 4h50 de hoje na Ba 144. há 1 KM de Lages do Batata. O condutor de um FIAT Uno de cor prata , placa NUF 3938 , CE, foi surpreendido por uma caminhonete C10, de placa BLJ 1680, que estava parada em cima da rodovia e não conseguiu evitar a batida.
Na colisão o FIAT pegou fogo e foi totalmente destruído pelas chamas. Apesar do susto, tando o condutor do FIAT, Edmilson José Custódio, 32 anos, quanto o passageiro, Antônio Caetano da Silva, 28 anos, conseguiram escapar da batido apenas com escoriações leves no corpo. Eles foram socorridos ao Hospital Antônio Teixeira em Jacobina e liberados após receberem atendimento médico. O proprietário da C10, Genivaldo Ramada Nascimento,36 anos, disse que mora no povoado de Fedegosos, Morro do Chapéu, e estava vindo para a feira livre de Jacobina carregado de verduras quando a roda da caminhonete soltou e o carro ficou parado na pista.
“Ainda estava escuro e como estava perto do Batata eu deixei minha mulher com meu filho no carro e vim em busca de socorro, mas assim que cheguei no Batata ví a fumaça no local e voltei correndo. Ainda bem que ninguém ficou ferido” disse Genivaldo. Os ocupantes do Uno disseram que trabalham na empresa JS Folheados , do Ceará e estavam retornando do Morro do Chapéu para suas casas na cidade de Juazeiro do Norte quando o acidente aconteceu.
Os veículos foram encaminhados ao Posto da PRE em Jacobina. O Uno teve perda total, já a caminhonete foi apreendida devido a irregularidade na documentação e acessórios indevidos. O veículo era movido a GLP. O proprietário terá que regularizar as pendências e irregularidades para poder reaver o veículo.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CARRETA DE LÉO MAGALHÃES MATA JOVEM DE 25 ANOS


Uma carreta de placas, CUA-6049- Goiânia-GO, de propriedade de Antonio Bonfim, que presta serviço ao cantor Léo Magalhães, esmagou a cabeça de um homem que foi identificado por Júlio Cesar Normandia dos Santos, de 25 anos, residente na projetada 203, casa nº 600, Planalto Mão Santa, quando se encontrava deitado atrás do veículo.Em depoimento à polícia, o condutor da carreta identificado por Elton Martins de Oliveira, de 36 anos, natural de Uruaçu-GO, que por volta das 2hs 30 da madrugada, viu um homem escorando outro aparentemente embriagado ao lado do veículo, tentando leva-lo para um outro local por inúmeras vezes. mas não imaginava que estava próximo aos pneus..

UAUÁ-BA PODE TER NOVA ELEIÇÃO OU DIPLOMAR O SEGUNDO COLOCADO



O candidato Lindomar de Abreu Dantas do PT - Partido dos Trabalhadores-13 ingressou com ação de investigação eleitoral junto à 83ª zona de Uauá requerendo a suspensão de diplomação de Olímpio Cardoso e seu vice, bem como a cassação de seu registro e impedimento da sua posse, se ocorrer.
A ação foi embasada com 12 (doze) vídeos e áudios de eleitores que foram aliciados para venderem seus votos em troca de favores, bens e serviços junto à prefeitura municipal. Os ilícitos na maioria ocorreram no interior do município. 


Os advogados que acompanham e assinam a ação não têm duvidas sobre a vitoria jurídica “os vídeos são escandalosos  e comprovam porque a diferença pequena em prol do candidato eleito, que até as vésperas da eleição não se apresentava com as mínimas condições de ganhar, consoante pesquisas realizadas" afirmou o advogado Pedro Cordeiro Filho.

ASCOM - PT Uauá - BA

Obeso internado no HM de Serrinha será transferido, diz secretário

materias para o cleriston 011
O jovem com obesidade mórbida que está internado no Hospital Municipal de Serrinha (HMS) desde domingo (11), será transferido para o Hospital Geral Roberto Santos, na capital baiana. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (21) pelo secretário municipal da saúde Gilberto Carvalho, em contato com o PCS.

Francisco Araújo Silva Júnior, de 23 anos, vai receber tratamento contra obesidade. De acordo com o secretário, a transferência do rapaz que pesa cerca de 260 kg deve ocorrer até a tarde desta quinta-feira (22), assim que houver uma logística que permita o transporte do paciente. “O próprio hospital está providenciando uma UTI Móvel especial para fazer o transporte”, afirmou Gilberto.
O rapaz sofre com a obesidade desde a infância, mas segundo a família, nos últimos anos a situação piorou. Como o hospital não dispõe de uma balança adequada, não se sabe exatamente o peso de Francisco, mas os médicos estimam que ele tenha mais de 260 quilos. A estimativa é baseada na última pesagem de Francisco durante o tratamento feito em um hospital de Salvador.
Após a repercussão do caso, familiares demonstraram o interesse de que Francisco inicie um tratamento específico contra a obesidade.
A história - A mãe de Francisco, Maria Aurizete, conta que ele começou a engordar aos nove anos de idade. “Até aí era tudo normal. Ele começou a engordar como todas as crianças, mas aos 12 anos ele já era muito gordo, muito mais do que os colegas. Eu achei tudo isso estranho porque quando pequenino ele era muito magrinho, ninguém nem esperava vida nele. Ele não tinha força nem para puxar o leite”, disse.
De acordo com a mãe, o jovem já ficou internado por cinco anos em Salvador. “Aos 16 anos ele fraturou a perna direita, fez cirurgia e depois disso ele parou de mexer a perna. Ele anda de cadeira de rodas, mas é muito difícil sair com ele porque onde eu moro a rua não é asfaltada, então eu não tenho como sair”, revelou.
A mãe conta que não tem condições financeiras para pagar o tratamento adequado para o filho. “Eu nunca abandonei ele. Eu não tenho dinheiro para poder arcar com esse tratamento. Eu vendo roupa que minha irmã faz. Eu recebo um auxílio porque minha outra filha tem problemas, ela tem depressão, mas eu não tenho dinheiro para comprar remédios e o município não dá