sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Droga devastadora transforma viciados em ‘mortos-vivos’

Reprodução/Daily Mail


Foto 3 de 13
O uso contínuo da metanfetamina causa terríveis feridas e cicatrizes, além de uma coceira incontrolável, segundo o site Daily Mail
Foto: Reprodução/Daily Mail
Publicidade

Últimas galerias de fotos

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Menino é resgatado com vida após tufão nas Filipinas

A criança de apenas três anos foi encontrada em meio a lama e escombros

BBCO menino luta pela vida ao lado de outros sobreviventes
Este menino de apenas três anos de idade foi resgatado com vida em meio a lama e escombros em uma das áreas mais destruídas pelo tufão Bopha, nas Filipinas. Ele luta agora pela vida ao lado de outros sobreviventes.
O Vale de Compostela foi um dos locais mais atingidos pela tempestade, que chegou a ter ventos de mais de 200 km/h.
Membros da Defesa Civil local ainda buscam por vítimas entre os escombros. Mais de 300 corpos já foram encontrados.Os moradores do sul do país foram os mais atingidos. Abrigos improvisados em escolas têm sido usados como alojamento para aqueles que perderam tudo.Muitas famílias que vivem nesta região trabalham como agricultores e terão que lidar agora com a destruição de 70% de todas as plantações.Equipes de resgate tentam chegar às áreas mais isoladas do arquipélago para localizar corpos e possíveis sobreviventes.



Morreu Oscar Niemeyer, “um gigante na arte, poesia e coragem”, aos 104 anos

No Rio de Janeiro, o Sambódromo. Em Brasília, a belíssima capital. Marcos das duas cidades, e a genialidade exposta a céu aberto. Obras de Oscar Niemeyer, o poeta da curva.
O arquiteto morreu na quarta-feira (5) à noite aos 104. O corpo vai ser sepultado na sexta-feira (7), no Rio de Janeiro.
Oscar Niemeyer faleceu às 21h55. A esposa dele, Dona Vera, estava ao lado do marido. O último mês de vida ele passou no hospital e impressionou os médicos pela força de vontade de viver.
Até os últimos momentos ele permaneceu lúcido, só perdeu a consciência na quarta de manhã. E falava em novos projetos, novos trabalhos.
O corpo será levado para Brasília, onde será velado no Palácio do Planalto. Ele volta à noite para o Rio de Janeiro, onde será velado no Palácio da Cidade. O prefeito Eduardo Paes decretou luto de três dias. Ele será enterrado no Rio.
Oscar Niemeyer estava internado desde o dia 2 de novembro em um hospital na Zona Sul do Rio. Segundo a equipe médica, o estado de saúde de Niemeyer piorou nos últimos dois dias.
O médico Fernando Gjorup, amigo do arquiteto, fez o anúncio oficial. “Oscar Niemeyer vinha, desde ontem, apresentando sinais de nos exames laboratoriais piora e infecção respirat[oria. Hoje pela manhã, apresentou insuficiência respiratória, teve que ser entubado, ventilado por aparelho, e agora à noite ele não tolerou e veio a falecer às 21h55. Ele não falava sobre morte. Nunca falou. Ele falava em viver”, disse.
O arquiteto manteve o bom humor e a lucidez até um dia antes de morrer. “Ele só falava quando ele estava melhor. Ele pedia: ‘Preciso ir para casa. Eu estou cheio de coisa atrasada para fazer. Quero tomar vinho e preciso acabar alguns projetos’. Estamos todos muito sentidos e vamos sentir muita falta deste homem, deste brasileiro, deste modelo do tio. De tudo o que ele foi para o país e para família em especial”, lamentou o sobrinho Paulo Niemeyer.
Peter Gasper é cenógrafo e iluminador. Fez mais de 40 projetos com Oscar Niemeyer, no Brasil e no exterior. “Tem muitas obras ainda em andamento. Eu fico realmente honrado em ter sido amigo dele. Honrado em ter trabalhado com ele e honrado em continuar a trabalhar com ele. Ele se foi, mas eu continuo trabalhando com ele”.
O arquiteto Lauro Cavalcanti é o maior especialista em Niemeyer no Rio e também um grande amigo do arquiteto. “Tinha uma coisa muito ligada no trabalho dele, claro, mas também ligadíssimo em política, na vida, interessado nas coisas. Eu acho que a longevidade dele deu-se pela genética, mas também por este interesse vital nas coisas”.
O prefeito Eduardo Paes decretou luto oficial de três dias pela morte de Niemeyer. “Eu acho que a gente perdeu o um grande brasileiro, uma pessoa que a vida inteira acreditou até o fim nos seus ideais. Há três, quatro meses atrás ele só falava de futuro, só falava de projetos. E acho que Oscar é um revolucionário. É um homem que transformou”, afirmou.
O amigo Chico Buarque não quis gravar entrevista, mas divulgou a seguinte nota: “Oscar Niemeyer teve uma vida muito bonita. Foi um dos maiores artistas do seu tempo e um homem maior que a sua arte”.

MENOR APREENDIDO APÓS ROUBO A MÃO ARMADA NAS POPULARES EM BONFIM



Por volta das 22h00min, dessa quarta-feira, no Bairro Casas Populares, um garoto de apenas 13 anos foi apreendido, após ter consumado um assalto a um adolescente de 17 anos, portando arma de fogo calibre 22, o menor ainda chegou a agredir a vitima, colocando a arma na cabeça da vitima e ameaçando-a.
Fato ocorrido nas imediações do Posto de Saúde do citado bairro, sendo que o menor conseguiu roubar um aparelho tablet, um celular, e R$ 5,00.
A PM, logo foi acionada, e apresentando o acusado até a Delegacia Territorial, de onde o mesmo foi liberado

OPERAÇÃO BERYLLOS DA PF CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO POR TRÁFICO DE PEDRAS PRECIOSAS EM CAMPO FORMOSO E SENHOR DO BONFIM


A Polícia Federal, por meio de sua Delegacia em Juazeiro/BA, com o apoio da Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã desta quarta-feira (05/12/2012) a Operação Beryllos, visando à repressão ao comércio irregular de pedras preciosas e semipreciosas no município de Campo Formoso/BA e região.
Foram expedidos pela 2ª Vara Especializada Criminal de Salvador/BA, 24 (vinte e quatro) mandados de prisão temporária (sendo 09 no Rio de Janeiro/RJ, 13 em Campo Formoso/BA e 02 em Senhor do Bonfim/BA); bem como 32 (trinta e dois) mandados de busca e apreensão (sendo 12 no Rio de Janeiro/RJ, 17 em Campo Formoso/BA, 03 em Senhor do Bonfim/BA).
A quadrilha atuava na extração e exportação de pedras preciosas e semipreciosas para países do continente asiático, especialmente, citrino, ametista e esmeralda, que eram transportadas para as empresas exportadoras no Rio de Janeiro/RJ, através de documentos fiscais emitidos irregularmente pela Inspetoria da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia em Senhor do Bonfim/BA, subfaturando os valores, visando à elisão fiscal, e ainda mediante a aquisição de notas fiscais de terceiras pessoas, sem qualquer relação com a negociação originária.
Outra irregularidade detectada durante as investigações foi a ausência de indicação da origem da lavra do minério nos documentos fiscais que lastreavam o transporte para o Rio de Janeiro/RJ, vez que os garimpos não possuíam autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Além disso, as pedras eram comercializadas em Campo Formoso/BA diretamente para os compradores indianos, e as empresas cariocas apenas atuavam como intermediárias das vendas, procedendo, posteriormente, a remessa ilegal para o exterior.
As pedras eram irregularmente exportadas sem que fossem declarados os valores reais da transação. Os pagamentos aos fornecedores de pedras em Campo Formoso/BA eram realizados diretamente pelos indianos, intermediadas pelas empresas cariocas, utilizando-se de casas de câmbio no Brasil e no exterior (dólar-cabo), consubstanciando o crime de evasão de divisas.
Destarte, a aludida operação visa desarticular um grupo criminoso dedicado à prática de crimes ambientais (artigo 55 da Lei nº 9605/98), usurpação de patrimônio público da União ( artigo 2º, § 1º da lei nº 8.176/91), crimes tributários (artigo 2º, I da Lei nº 8.137/90), descaminho (artigo 334, § 3º do Código Penal), falsidade ideológica (artigo 299 do CP), receptação (artigo 180 do CP), formação de quadrilha (artigo 180 do CP), e lavagem de dinheiro ( artigo 1º, inciso VII da Lei 9.613/98).
No total, a operação contará com a participação de aproximadamente 180 (cento e oitenta) agentes públicos entre policiais federais e auditores da Receita.
O valor dos tributos sonegados pode chegar a milhões de reais, os quais serão devidamente apurados através da análise do material apreendido junto a Receita.
Os presos serão indiciados e interrogados, e posteriormente encaminhados ao Sistema Prisional local onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
O nome da operação advém do grego em alusão ao gênero de pedras preciosas da qual pertence à esmeralda, principal pedra comercializada irregularmente pelo grupo.
Às 11:30hs será realizada uma coletiva à imprensa na Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro/BA situada na Rua Amazonas, n º 99, Santo Antônio, telefone (74) 3614-9100, onde serão apresentados os resultados parciais da operação. 
Até as 07:30hs desta quarta-feira, 05, foram confirmadas 19 prisões: 12 no município de Campo Formoso/BA e 07 no Rio de Janeiro/RJ.
Dentre os materiais apreendidos encontram-se: carros de luxo, pedras preciosas (ametistas, esmeraldas e citrino), mídias e documentos que comprovam a prática delitiva.

ATRASA LADA DO LAR PRESA COM GRANDE ARSENAL DERIVADO DE FURTOS EM PONTO NOVO

Foto divulgação
No dia  03  de  novembro de  2012, uma equipe  de Policiais Civis do Município de Ponto Novo, após realização de investigações policiais em referência a vários furtos que estavam ocorrendo no centro da cidade conseguiu êxito da prisão da nacional identificada por RAILA POLLIANA LIMA NASCIMENTO, 18 anos, residente na Praça da Integração, 218, Centro do município de Ponto Novo. 
O Delegado de Polícia Civil do município Dr. Cláudio Gomes, juntamente com os Agentes Paulo Adriano; José Brito; César  Maciel Valnei Aquino, no decorrer das investigações se deslocaram até a residência da    suspeita apreendendo no seu interior os produtos do furto das vítimas, dentre eles: vários frascos de perfumes da marca Boticário, diversos produtos de beleza tipo cremes21 frascos de produtos de tintura  para cabelos femininoscelulares marca SUNSUNG; Óculos Sport marca Carrera; UM  APARELHO COMPUTADOR TIPO NOTEBOOK MARCA COMPAC DA COR PRETA; UM APARELHO TIPO COMPUTADOR TABLET MARCA SUNSUNG. 
A suspeita foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Do Município de Ponto Novo, juntamente com os  matérias e objetos dos furtos, para as providências cabíveis por parte da Autoridade competente, sendo  verificado através do Setor de Investigação que a transgressora da Lei possui passagens na Polícia  por   prática de crimes de roubo e furto.      

  Furto
        Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
        Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
        § 1º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno.
§ 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.
        § 3º - Equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico.

        Furto qualificado
        § 4º - A pena é de reclusão de dois a oito anos, e multa, se o crime é cometido:
        I - com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa;
        II - com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;
        III - com emprego de chave falsa;
        IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas.

PROFESSORA APOSENTADA EM SP, ESCREVE SOBRE SUA VIAGEM A SENHOR DO BONFIM




Peu, meu querido afilhado
 Emocionei-me ao retornar a Bonfim depois de quase sete anos. Tenho boas lembranças desta região. Participei, como trabalho voluntário, durante quatro anos, no Instituto de Teologia e Pastoral de Bonfim -ITEPAB- da construção do projeto e da aprovação pelo MEC, do curso Superior de Teologia e Pastoral, pertencente à Diocese. Foi trabalho e aprendizado, humano e intelectual, com pessoas inesquecíveis, coordenadas pelo Pe. Ramón Cazalas Serrano, espanhol que hoje mora em Portugal. Deixei raízes neste lugar.
Minha querida Zoraide



Vim agora para reencontrar meus quatro afilhados - pena que somente dois ainda residem aqui. Encontro-os crescidos, bem formados, maravilhosas pessoas. Pedro Paulo, o Peu, publicou um belo livro de poesias ; Jânio está concluindo o terceiro colegial. Jantei na casa de minha amiga Zoraide, que reuniu seus familiares, meus afilhados e alguns amigos. Conversamos muito. Relembramos história vividas por nós, pelo Pe. Ramón e pelos meninos do Seminário, onde eu me hospedava quando vinha trabalhar.


Típica paisagem do semiárido
Rimos ao recordar uma Romaria da Terra, em 2004, com seis mil pessoas que percorreram, sob sol escaldante e terra seca e árida, mais de cinco quilômetros. Eu, sem experiência de sertão, sem chepéu e sem bloqueador solar, num vermelhão que tornava pálido o mais robusto camarão, passei mal e fui socorrida por uma senhora na entrada da cidade onde findava a Romária. Tinha febre, dores fortes pelo corpo e vomitava muito. Desidratação. Fui salva pela pela batida de polpa e água do coco. Procurei fazer, naquele dia,com que omico fosse um mico discreto. Impossível. Dormi e acordei quando a dona da casa fazia relatos do meu estado de saúde para amigos meus e curiosos.
Bode para venda na feira de Bonfim
Senhor do Bonfim , localizado no semiárido, a 360 km de Salvador e a 110 km de Juazeiro- cidade que divide Bahia e Pernambuco- tem hoje 75 mil habitantes e a segunda maior feira do Nordeste - a maior é a de Caruaru. Nos sábados, essa feira é uma festa. Pode-se, entre outras coisas, comprar frutas, verduras, legumes, flores e árvores, cerâmicas, roupas, sapatos, redes, galinhas mortas e galinhas vivas, bodes vivos e bodes em pedaços , artesanato em couro e em madeira; pode-se ouvir o genuíno forró e as músicas de Luís Gonzaga, que está completando seu centenário.

Feira de Bonfim no sábado
A história de Senhor do Bonfim está relacionada à busca de ouro e pedras preciosas e à introdução da criação de gado no sertão baiano. Ainda no século XVI, portugueses pertencentes à Casa da Torre organizaram expedições com destino ao rio São Francisco e às minas de ouro deJacobina, iniciando a ocupação do interior da província e a formação de canais de comunicação com o litoral. A zona de passagem dessas expedições, com suas rancharias, possibilitou a fixação de vaqueiros, bandeirantes e desbravadores. Foi em 1750, que se estabeleceu o núcleo que deu origem à cidade.


Na feira, esperando o dono...
Bonfim tem a maior e mais tradicional festa de São João, na Bahia. Considerada Capital do Forró, o São João dura em torno de cinco dias ( contam que o atual prefeito perdeu a eleição porque a diminuiu para três dias ) e começa na rodoviária, onde chegam centenas de ônibus de todo o estado, e as pessoas são recebidas com música - gaita, pandeiro, triângulo e voz. A primeira vez que lá cheguei, ri sozinha, entre surpresa e encantamento com a animação. O povo amanhece - e passa o dia - dançando e cantando.
Forrozinho na feira de sábado
Senhor do Bonfim preserva características tradicionais, como trios de sanfoneiros, quadrilhas, bandas de pífanos e alvoradas juninas, quando multidões dançam pelas ruas durante as madrugadas. Mais tradicional, entretanto , é a guerra de espadas - bambus cheios de pólvora . A guerra é realizada em área determinadas, as casas recebem proteção especial, as luzes são apagadas e as pessoas que brincam com as espadas precisam usar capacetes. Embora me dê medo, é um belo espetáculo. Por indescritível, indico um vídeo onde esse espetáculo pode ser visto:
http://www.youtube.com/watch?v=L41vOxvx-UQ
Jânio, meu afilhado, meu marido e meu compadre




Não é fácil morar no sertão. Como escreveu Euclides da Cunha, o sertanejo é, antes de tudo,um forte.
Quem nunca palmilhou a terra seca e árida dificilmente o entenderá. Paradoxalmente, é , no entanto, o povo mais doce e generoso que eu conheço. Dizem que o sol do sertão desperta a doçura das frutas e a coragem de viver. Acredito que desperta também a doçura das gentes.




Do livro Vivências e Utopias, escrito por Peu - Pedro Paulo Souza Rios - mimoso da dinda, transcrevo o poema:
Chuva no Sertão

Chuva,chuva!
Boa nova aos povos do sertão
Evangelho encarnado e experimentado.

A trovoada chegou
A natureza se põe a cantar - e canta
Melodias do tempo novo.

A pachamama suspira
O sertão refloresce em espigas de milho
Em flor de margarida
De maracujá e de mandacaru
Sinto no ar o aroma da novidade.

O jovem que em tempos passados partiu, retorna
renasce a esperança
O sertão se renova.



Na esquina
O povo declama a justiça
Encena a liberdade
e no terreiro dança o amor.

Onde reinava a opressão
Agora reina a organização
Aliança dos pobres criada e recriada
Diariamente em mutirão. 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Violência atinge mais os negros

Os homícidios entre os negros cresc eu mais do que entre os brancos nos últimos oito anos, ampliando consideravelmente assim a diferença que já existia.
Entre 2002 e 2010, a taxa entre brancos caiu de 20.6 ( para cada 100 mil habitantes) para 15.5, queda de 24.8%, entre os negros subiu de 34.1 para 36 ( também para cada 100 mil habitantes), aumentou de 5.6%.
Enquanto em 2002 morriam 65.4% mais negros do que brancos, em 2010 a proporção aumentou para 132.3%, ou seja a morte entre os negros passou a ser mais do que o dobro do que a morte violenta entre os brancos.

Os dados são do Mapa da  Violência 2012, A Cor dos Homicídios no Brasil e foram divulgados pela Seppir( Secretaria de Policiais e Promoção de Igualdade Racial).
JOVENS
Os jovens negros são as principais vítimas da violência, enquanto em 2010 as mortes violentadas entre jovens negros eram de 72( a cada 100 mil habitantes), as de negros eram de 36 ( mortes violentadas a cada 100 mil habitantes )

domingo, 2 de dezembro de 2012

Um Brasil mais igual e justo


Quem pensou que os programas de transferências de renda não resolveriam a grave desigualdade do Brasil se enganou, as iniciativas, colocadas em prática apenas com Lula, a partir de 2003, têm contribuído interna do rendimento familiar.
O rendimento das Famílias com ganho per capita atá R$ 136.25 saiu 5,3% em 2001, para 31.5% em 2011.
O Bolsa Família foi fundamental para a melhora, os dados, parte da pesquisa do IBGE, divulga mostra que um Brasil menos desigual.
O coeficiente GINI, medida usada para calcular a desigualdade , comprova, o índice em 2011, atingiu 0,583,o menor nivel já registrado nos ultimos 30 anos , em 1981, o indicador era de ,503, quanto mais próximo o número 1 maior a diferença.
Outro dado importante é a queda da distância do rendimento entre ricos e pobres, em 2001 o rendimento dos 20 mais ricos da população superava quase 24 vezes os ganhos dos 20% nais pobres, no ano passado o número caiu para 1.,5, a diferença tende a cair ainda mais nos próximos anos .

Mulher tem ganho real maior do que homem


O rendimento médio do trabalhador cresceu 1.,5% entre 2001 e 2011, as mulheres foras as que tiveram os maiores ganhos reais, de 22,3% as informações são do IBGE.
Entre as trabalhadoras do sexo feminino, o maior aumento foi observado na região Nordeste (39,6%), os dados mostram uma mudança importante no mercado de trabalho , as mulheres já deixaram a casa há muito tempo e hoje ocupam todos os espaços, inclusive os historicamente masculinos.
A desigualdade de rendimento também tem reduzido nos últimos anos, no entanto, elas ainda recebem menos, em média 73,3%do salário deles .

Outra constatação importante é que , quanto maior o grau de escolariedade maios a desigualdade do rendimento por gênero , as mulheres com grau de instrução elevado ganham 59,2% do salário dos homems .